Todo cidadão tem garantido o seu direito à vida e à liberdade, à educação e ao trabalho, à liberdade de expressão e de opinião, dentre outros, e sem discriminação, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Você certamente já ouviu falar sobre os Direitos Humanos, o tema de um dos cursos online do portal Educamundo. Eles abrangem uma série de problemas sociais, como a violência contra a mulher, a crise migratória, o combate à fome e a pobreza, a inclusão social de pessoas com deficiência, erradicação do trabalho infantil, combate ao trabalho escravo e toda sorte de casos em que há a violação dos direitos humanos

O assunto é amplamente abordado no curso online Direitos Humanos, disponível em nosso portal – desde o contexto histórico, explanação sobre o que são direitos humanos, passando por estatutos e até as leis que os garantem no Brasil. O portal também oferece cursos online com certificado sobre outros temas que têm relação direta com direitos humanos, como o curso online Violência Doméstica contra Mulher e o curso online Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros. 

Acompanhe nosso artigo sobre esse tema tão importante para todos os cidadãos e que certamente contribuirá para que você esteja sempre bem preparado para um bom debate sobre o assunto.Cursos relacionados que podem te interessar:No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.

O que são Direitos Humanos 

Apesar de todo mundo ter uma ideia do que se trata, a grande maioria das pessoas tem um conhecimento um pouco limitado sobre o que são direitos humanos – e não raro, até impreciso sobre o real significado deles.

Os direitos humanos são inerentes a cada ser humano e não algo que a legislação estabeleça, por exemplo. Independem de idioma, etnia, raça, religião, sexo, nacionalidade ou qualquer que seja a condição que se considere. São garantidos por leis que têm a finalidade de proteger os indivíduos ou grupos de indivíduos contra práticas que possam interferir na dignidade humana, bem como nas liberdades fundamentais. No Brasil há mais de 20 leis que garantem esses direitos: as de direitos básicos como o direito à vida, à saúde e à alimentação; leis que defendem o cidadão em situações de abuso de autoridade, tortura ou violência arbitrária; as que garantem os direitos das minorias e segmentos sociais como mulheres, crianças, negros, pessoas com deficiência e idosos. 

Eles possuem algumas características importantes, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *